31 ago

Redes Sociais e presença digital alavancam o lucro de empresas locais

Matéria que foi divulgada no Prados Online no dia (24/08), abordando o tema sobre as redes sociais e o uso das tecnologias no sucesso das empresas.

Atualmente, os processos tecnológicos estão mudando o modo como as empresas se envolvem com o seu público. A pandemia acelerou essa mudança, e assim, o marketing digital é uma realidade nada virtual neste momento, ela hoje é presente.

Conforme a Pesquisa Maturidade Digital e Vendas no Brasil (com base em: Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B), 94% das empresas já adotam o Marketing Digital como estratégia de crescimento. E segundo o eMarketer (empresa de pesquisa de mercado), os investimentos em mídia digital na América Latina cresceram em US$ 9,33 bilhões.

A tecnologia digital está sendo um aparato fundamental para as empresas que querem se destacar e ter uma marca consolidada. Uma empresa que não investe em Marketing Digital limita seu crescimento e perde vantagem na competição com seus concorrentes. Isso tudo vale para quem vende pra longe e também para quem vende para perto.

Para Rodrigo Oliveira, CEO da NP Publicidade, estar presente online é fundamental já há um bom tempo, e estar presente com estratégia é o diferencial para o sucesso. Segundo ele, a web oferece inúmeros caminhos para as empresas, e os empreendedores têm que estar atentos àqueles com maior potencial em cada momento e em cada nicho.

Quando o assunto são negócios locais ou regionais, as redes sociais são o caminho mais rápido e com menores barreiras para ampliar o relacionamento com o público. Hoje, ter um Instagram bem nutrido, humanizado, e alinhado com um bom atendimento no WhatsApp faz com que a marca se consolide na cabeça dos consumidores.

Rodrigo ressalta ainda que como é grátis, para começar a utilizar esse caminho a única barreira que a pessoa tem é a vontade, “se tem vontade, já pode começar”! Ele destaca abaixo, 5 pontos fundamentais para se ter uma rede social bem cuidada em âmbito local e regional:

01 – Utilize fotos e vídeos reais, mostrando o local, ressaltando seus produtos, e sempre que possível, alinhando a imagem da empresa à da equipe;

02 – Tenha bio/ perfil bem montados em sua rede, com informações claras sobre a empresa e seus contatos;

03 – Mantenha uma frequência regular de postagens, agregando conteúdo, interação e propagandas em menor proporção;

04 – Se atente aos leads, aos contatos gerados em suas ações, não deixe ninguém sem resposta, seja em enquetes, comentários de fotos, etc;

05 – Por fim, esteja atento às mudanças, redes sociais, algoritmos e tendências mudam diariamente, é importante não deixar o bonde passar.

Ok, na prática pode não ser tão simples e mágico assim, afinal a rede social vai requerer tempo, dedicação, cuidado com as imagens e um pouco de afinidade com tecnologia. Mas, segundo Rodrigo, essas questões melhoram dia a dia, com os próprios feedbacks de clientes, autocrítica e prática mesmo.

Finalizando, ele afirma que “o importante é começar e ser honesto com o que está sendo exibido na internet, ter humildade com os feedbacks negativos e avançar um pouquinho a cada dia, afinal, se você melhora 1% todo dia, em um ano terá evoluído 365%.”

Mas, e se a pessoa quiser um trabalho mais elaborado e profissional? Ou se o trabalho que começou pequeno está rendendo e apertando, o que as empresas podem fazer?

Nesses dois casos, o ideal é ter um profissional dentro da empresa ou uma agência de marketing (que fica mais barato e tende a ter melhores resultados, pois estamos falando de vários profissionais atuando) cuidando de suas redes sociais.

A NP Publicidade, por exemplo, agência com sede em Prados, responsável pelo marketing de centenas de empresas em Minas e em outros estados do país, tem pacotes flexíveis para o serviço específico de gestão de redes sociais, que incluem postagens, análise, realização de fotos, acompanhamento com visitas periódicas e outros diferenciais, que tem impulsionado uma série de empresas, muitas delas aqui mesmo em Prados.

Os pacotes e estratégias são 100% personalizados para cada empresa, podem englobar, uma ou mais redes sociais, incluir sites, pacs para rádio e outras ações, tudo de acordo com as possibilidades e necessidades de cada cliente. A análise preliminar para o início de um trabalho desse, na NP Publicidade é gratuita e sem compromisso.

Quer saber mais? Clique aqui para conversar com um consultor no WhatsAppaqui para seguir a agência no Instagram.