16 out

REBRANDING: O delicado momento de mudar o nome de sua empresa

Não é algo simples, é na verdade algo muito delicado e que deve ser feito com muito cuidado, e só no momento certo, e apenas se realmente necessário. Mudar de nome, de logo e alterar a filosofia da empresa é o que chamamos de rebranding.

As empresas às vezes nascem pequenas, com um determinado pensamento e um público, e a evolução acaba sendo inevitável. E o conceito de Rebranding mostra, exatamente, que hoje é impensável administrar uma empresa de uma mesma forma para sempre. Inclusive se você faz isso, provavelmente sua empresa já está estagnada e perdendo negócios. O mercado, a economia, o contexto político e a sociedade mudam e evoluem. Mudar faz parte da vida de uma empresa, seja em grandes transformações ou pequenos ajustes.

Dúvidas

Há sempre o medo de dar errado, de se perder os clientes antigos ao invés de ganhar novos, de se perder a identificação com as pessoas, mas ao longo da história temos visto que o rebranding é algo que geralmente impulsiona as empresas para uma nova fase.

Exemplos famosos

Há casos famosos como o do Google, que já foi chamado de Backrub, o Yahoo era conhecido como Guia de Jerry e, até a Pepsi já foi Bebida de Brad. A Philip Morris, por exemplo, empresa fabricante dos cigarros Malboro, descobriu através de pesquisas, que seu nome remetia às pessoas a ideia de morte e doenças. Por isso, se tornou Grupo Altria.

Há ainda o famoso fast-food de frango, KFC, que também já usou essa estratégia. Conhecida anteriormente como Kentucky Fried Chicken, a empresa reduziu seu nome a KFC, para retirar a visibilidade do “Fried Chicken”, que significa frango frito. Eles entenderam que associar o nome da marca à comida frita e que não faz bem à saúde, não seria um bom negócio. Fizeram um poderoso trabalho com a nova sigla e, agora, poucos realmente sabem o que significam as letras do KFC.

A NP Publicidade também passou por isso

Sim, a NP Publicidade nasceu em 2011 como New Perception Design e Publicidade. Em 2015 entendemos que havia muita dificuldade com o nome, era difícil de assimila-lo pelos clientes, e que a empresa precisava se aproximar das pessoas.

Entre 2015 e 2016 trocamos tudo!!! A empresa que nasceu focada na criação de sites havia se tornado uma agência com serviços de marketing bem diversificados, simplificamos o nome, lançamos um novo logotipo, um site mais moderno e uma inovadora linha de pacotes de marketing.

Em 2017 essas mudanças surtiram efeito, e hoje, os resultados são visíveis na ampliação da carta de clientes, na identificação deles com a marca, e consequentemente nas vendas e na saúde da empresa.

 

Empreender é também sobre se arriscar e mudar quando é preciso. Seja para recuperar, revitalizar ou recriar valores, projetos bem sucedidos de mudança de nome podem proporcionar resultados significativos na maneira como a empresa é percebida pelo mercado.

Rodrigo Oliveira – Comercial NP Publicidade