23 jun

A inteligência de dados pode mudar o modo como você vê o mundo

Todo mundo se lembra o que a Alemanha fez com o Brasil há 4 anos atrás, na Copa do Mundo. Mas o que nem todo mundo se lembra é o que estava envolvido no processo de preparação da seleção alemã. Mais do que treinamentos: muito estudo e análise de dados.

Já faz alguns anos que a seleção alemã (e vários grandes times da Europa) tem usado uma plataforma de Big Data para melhorar seus números. Trata-se de um projeto chamado Sports One, que é baseado em nuvens e consegue fazer cálculos com muitas informações sobre atletas em tempo real, como número de passes, velocidade média, tempo de posse da bola e posicionamento em campo.

Os departamentos médicos das equipes ainda conseguem até mesmo prever possíveis lesões de acordo com o desempenho e pequenas alterações na movimentação. Mas será que é somente nos esportes que a análise de dados vem ganhando destaque? Muito pelo contrário… Esse mercado só cresce e a demanda por profissionais aumenta junto.

Outros exemplos simples dessa inteligência de dados são a netflix e o aplicativo Spotfy, a primeira é a maior empresa de stream do mundo, enquanto o segundo é um aplicativo para se ouvir músicas extremamente utilizado. O que eles tem em comum? Eles coletam seus dados, e então te oferecem aquilo que você desejaria sem mesmo saber.

Este é um mercado em expansão para desenvolvedores e empresas de tecnologia. Inspire-se, quem a próxima grande ideia a revolucionar esse mercado pode ser sua… E claro, precisando de marketing ou de uma empresa para transformar sua ideia em negócio online?

NP Publicidade www.nppublicidade.com.br / (32)3431-0207 / 9 8406-5000 (ZAP)

Rodrigo Oliveira- Comercial NP