Veja comparativo entre sites não responsivos, responsivos e mobile
A web tem evoluído rapidamente em todos os sentidos, mas hoje nosso papo de marketing e desenvolvimento web vai tratar apenas de uma parte dessa evolução, os dispositivos mobiles e como as plataformas tem se adaptado a seu avanço.
Aqui na NP Publicidade, em Prados MG, essa é uma preocupação antiga, e o fato de um site se adaptar ou não aos inúmeros dispositivos móveis e diferentes sistemas operacionais, é um ponto que pode garantir seu sucesso online ou decretar sua falência. Vamos primeiro às diferenças…
O site não responsivo
É um site que não se adapta a diferentes formatos de tela, está preparado apenas para ser exibido em computadores de mesa. Geralmente são sites mais antigos, mas sim, há muita gente por aí fazendo sites deste jeito até hoje.
O site mobile
É o site feito com um layout mais leve, todo voltado para aparelhos móveis. Em geral, é acessível por uma URL própria e se conecta aos sistemas web do negócio por meio das APIs disponíveis. Nesse caso, a versão para computadores é criada depois, como uma adaptação da versão mobile.
O site responsivo
É o modelo mais utilizado no mercado, e é a forma como trabalhamos aqui na NP Publicidade. Ele é aquele que se adapta automaticamente ao tamanho da tela do usuário. Isso é feito por meio de configurações específicas no site que entendem o formato de tela e criam para tal a melhor disposição
Aqui criamos o site em versão para computadores e vamos criando à partir desta, as versões menores, sempre mantendo a identidade visual e a organização das ferramentas.
Porque oferecemos sites responsivos a nossos clientes?
Primeiro, falemos dos sites não responsivos… Desde 2015 o Google os coloca para baixo em suas buscas, e além do mais, como hoje, algo entre 70 e 80% dos acessos à internet no Brasil, vem de dispositivos móveis, fica claro que estes sites dão prejuízo a seus proprietários, que realmente não serão vistos por ninguém.
Os sites móbile seriam então a melhor opção, só que ainda não são, eles demandam mais tempo no desenvolvimento, e consequentemente são mais caros. Por outro lado, o Google os ranqueia nas busca abaixo dos responsivos.
E por fim, os responsivos são verdadeiros curingas, tem a melhor aparição no Google, a melhor adaptação a diferentes dispositivos e sistemas operacionais, menor custo e desenvolvimento mais rápido. É por isso tudo, que a NP Publicidade opta por eles.
Nossos sites e lojas virtuais são concebidos de maneira responsiva, e o mais importante, sempre com funções e ferramentas adaptadas à necessidade de cada cliente específico, e é assim que garantimos retorno a nossos clientes.