15 jul

MARKETING: A história da Coca Cola, e como sua empresa pode aprender com ela

Olá pessoal! Hoje a NP Publicidade vai falar de uma das mais bem sucedidas histórias do marketing em todos os tempos, a Coca Cola, e mais que isso, que lições simples essa história deixa pra nós pobres mortais empregarmos em nossos empreendimentos.

É notório que a Coca Cola tem produtos de qualidade, que o processo de fabricação sempre presou por higiene e qualidade desde o início, e que isso faz muita diferença, mas há outros refrigerantes tão bons quanto ela, com padrão de qualidade parecido, porém nenhum com tanto sucesso. Devemos isso ao poder do marketing.

A marca foi fundada em 1880 por John Pemberton, um farmacêutico que criou a bebida misturando um xarope a uma receita que foi chamada de “7X, um dos mais bem guardados segredos da terra”, e só isso já foi uma grande jogada… Uma receita que qualquer químico poderia replicar foi tratada como algo fenomenal e que não poderia ser copiado. O próprio nome “Coca Cola” foi propositalmente feito com repetição de fonemas, pra ser grudado na cabeça das pessoas.

Pouco tempo depois, a marca foi vendida a Asa Griggs Candler, um cara muito à frente de seu tempo, com táticas ousadas de marketing, muitas delas usadas até hoje. De cara, ele criou uma infinidade de brindes, que carregavam a marca Coca Cola com as pessoas, eram calendários, canivetes, pesos de papel dentre outros. Sem contar a imposição da cor vermelha, que é associada à sede, vieram cartazes com frases e palavras sugestivas como “beba!” e “refrescante!”. Em 15 anos o refrigerante era servido em todo o país em máquinas que parecem as atuais máquinas de chopp, até que em 1915, quando refrigerantes parecidos apareciam no mercado, a Coca Cola inventou sua garrafa “Contour”, que é essa com curvas, que é usada até hoje (com pequenas mudanças), a marca se reinventava e ganhava novamente cara própria.

Ninguém mais segurou a Coca Cola, que em 1919 foi vendida para outro grupo, que continuou a usar o marketing a seu favor, tanto que nos anos 20 uma campanha publicitária da Coca Cola criou esse papai Noel velhinho, de barba branca e roupa vermelha que conhecemos e ganhou o mundo. A II Guerra Mundial foi utilizada pela Coca Cola para expandir mundo afora, foi assim que chegou ao Brasil inclusive, hoje um de seus maiores mercados.

Hoje a Coca Cola está presente em quase todo o planeta e continua investindo pesado em markerting, tanto que mesmo com um grande apelo mundial por uma vida mais saudável, o refrigerante carregado de açúcar e praticamente sem nutriente algum, continua a ser uma unanimidade.

Como aplicar isso à nossa realidade, o que tirar disso tudo?

A primeira lição é que não adianta ter um bom produto se você não fizer as pessoas saberem disso, e mais, essas pessoas tem que acreditar que seu produto é diferente daquele que os concorrentes possuem.

A segunda lição é que o marketing tem que ser trabalhado de maneira profissional, que cada empresa e produto precisa de uma tática e serviços diferentes, é assim que tratamos seu negócio aqui na NP Publicidade, em Prados MG. Aqui, acreditamos que são as soluções de marketing é que se moldam ao seu negócio e não o contrário.

A terceira e mais importante lição que a Coca Cola deixa em quase dois séculos de história, é que quanto mais você cresce, mais deve investir em marketing, e moldar sua estratégia a cada novo momento.

E agora, o que faço?

Entre em contato com a NP Publicidade, aqui após entendermos a fundo seu modelo de negócio, sua empresa monta pacotes de marketing personalizados, que cabem no seu bolso, seja ela uma gigante ou ainda um embrião da gigante que um dia será. Identidade visual, mídias sociais, impressos, campanhas publicitárias, sites e lojas virtuais. A solução que você precisa, está aqui.