05 ago

Instagram agora permite publicação de NFTs.

Foi lançado oficialmente na quarta-feira (4) o recurso de NFTs no Brasil. A ferramenta, que estava em período de teste desde maio, foi expandida hoje para mais 100 países. Agora, criadores e colecionadores de tokens não-fungíveis poderão compartilhar seus colecionáveis digitais no Instagram.

As possibilidades vão desde imagens, vídeos, musicas, obras até mesmo cartões comerciais digitais, o anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, CEO do Meta, em uma publicação que ilustrava um de seus futuros NFTs a serem divulgados na plataforma.

Segundo o Meta, os NFTs são “uma das formas de expandir o acesso e acelerar a inovação no metaverso, tanto para pessoas quanto para criadores de todo o mundo”. A novidade permitirá que os usuários conectem sua carteira digital, que abriga os itens colecionáveis, ao perfil do Instagram.

Compartilhando uma arte digital, receberá um tratamento especial e irá contar com informações públicas, como uma descrição. Os posts com NFT aparecerá no seu perfil pessoal da rede social, como uma publicação normal, além disso, publicando um colecionável, o criador e o colecionador daquele NFT poderão ter suas contas automaticamente marcadas em conjunto.

Com a chegada dos NFT ao Instagram e parte de um esforço do Meta de investir no metaverso, os Tokens contam com uma espécie de certificado, estabelecido via blockchain, que atesta e comprova a exclusividade de determinado bem digital, ou seja, mesmo que outras pessoas tirem print ou baixem o conteúdo, elas não serão detentoras dele.