Ouvir o cliente é fundamental para o crescimento do seu negócio
Para um negócio continuar crescendo e evoluindo, é muito importante se conectar cada vez mais com seus clientes. Isso significa estar próximo e ter os ouvidos bem abertos para escutar verdadeiramente não só o que ele acha sobre a empresa, seus produtos e serviços, mas também o que pode ser feito para que ele, além de continuar comprando, fale bem da sua marca para um monte de gente.
Toda opinião é importante, ela reflete sempre o ponto de vista de uma parcela de seus clientes. Que tal ver exemplos de como esse ouvir pode acontecer, já que nem sempre os clientes são sinceros e ou se sentem à vontade para fazer críticas.
Que tal treinar os atendentes, o pessoal do suporte técnico, a copeira todo mundo na empresa para pescar dos clientes aquilo que eles acham sobre o atendimento, os serviços e os produtos? Isso pode ser um grande start.
Softwares são importantes, ajudam, mas nada substitui o atendimento bem direcionado. Veja um exemplo interessante: A Rede de Supermercados “Nordestão”, de Natal RN, criou m conselho de clientes, eles escolhem e convidam aleatoriamente clientes nas lojas a participarem de reuniões com diretores e gerentes, daí são debatidas melhorias que em alguns casos são implementadas, ouvindo diretamente o público.
Vejamos o nosso caso, aqui mesmo na NP Publicidade, a empresa atende regionalmente, e a cidade com o maior número de clientes é Dores de Campos, e foi à partir das necessidades e de conversas com esses clientes que a empresa elegeu um dia na semana especialmente pra eles, onde nosso comercial vai até a cidade vizinha e visita clientes para suporte, vendas ou mesmo pra tomar um café, esse merecido cuidado aproxima e fideliza, além de suprir de maneira mais eficaz as necessidades.
Caixinhas de sugestões podem ajudar e muito, pesquisas online também, o importante é sempre responder ou criar soluções em cima dos anseios dos clientes, esse feedback cria uma relação de confiança e diferencia empresas que buscam clientes das que buscam parceiros.
Rodrigo Oliveira – Comercial NP Publicidade