NP Publicidade te dá 5 dicas para ajudar nas suas vendas B2B
Aqui na NP Publicidade o nosso trabalho é ajudar nossos clientes a vender, seja através de uma loja virtual, de um marketing em redes sociais, de uma panfletagem ou de uma complexa rede de mecanismos focados em determinada marca ou produto. O interessante é que quase metade de nossos clientes é B2B(“Business to business”, ou “Empresa para empresa”), ou seja, eles não vendem para consumidores finais mas sim para outras empresas, e assim como nós esses clientes precisam negociar bastante para atenderem seus clientes e obterem seu lucro, o artigo de hoje é voltado pra essa turma.
O vendedor profissional, o bom vendedor, ele deve ser um observador nato, ele não vende coisas, vende soluções, e essas soluções devem caber na realidade do cliente, então acima de tudo o que a vida nos ensina até aqui é que não é o seu cliente que tem que se adaptar ao seu produto ou serviço, mas sim o contrário.
Eu separei abaixo algumas dicas que me ajudam no dia a dia e que julgo interessantes. Confira:
01-Estude o seu cliente, entenda o negócio dele, embarque na realidade dele, isso fará com que você conheça os medos, os desafios e a real necessidade dele;
02-A ansiedade pode te quebrar, essa é uma das grandes verdades do mundo dos negócios. Se você não tem equilíbrio emocional durante uma negociação, acaba fazendo um mal negócio, cedendo demais ou até vendendo algo que seu cliente não precisa apenas para agradá-lo naquele momento, as consequências futuras disso são péssimas;
03-Ceda, barganhe, todos nós trabalhamos com dificuldade e devemos nos ajudar… mas o segredo é não ceder demais ou ceder sozinho: Por exemplo, você pode ceder no valor e apertar o prazo ou entregar mais rápido para não ceder no valor. O importante e que haja equilíbrio para que todos ganhem;
04-Tenha um plano B na manga… Esse plano B pode ser um produto alternativo, uma degustação ou até mesmo não vender para o cliente aquele serviço mais caro que ele acha que precisa e você sabe que não, isso transformará seu cliente em parceiro;
Por fim, o mais importante, vai parecer redundante, e é pra parecer mesmo, é pra fixar: Você deve se colocar na pele de seu cliente. Aqui na NP Publicidade, como lidamos com o marketing essa regra é ainda mais fundamental, mas se aplica a tudo. Aprenda sobre o negócio de seu cliente, viva seus dramas e anseios, SEUS SONHOS, é assim que duas empresas conseguem trabalhar juntas. Forte abraço, espero que essas dicas sejam úteis em seu dia a dia!
Rodrigo Oliveira – Comercial NP Publicidade