A pesquisa Opinion Box, realizada no mês passado trouxe dados interessantes sobre como o consumidor brasileiro lida com as empresas no WhatsApp.
80% dos entrevistados afirma se comunicar com empresas pelo aplicativo, 79% diz que já recebeu mensagens de empresas com as quais nunca havia se relacionado, e desses, 51% respondem a essas mensagens quando é algo que lhes interessa, enquanto 27% ignoram, e outros 19% bloqueiam esses contatos, 3% afirmam sempre responder.
A pesquisa mostra ainda que, o consumidor brasileiro gosta mais de ser o ativo da ação, que usa o aplicativo para contactar empresas quando é de seu interesse. 54% dos entrevistados afirma que já contactou mais de uma vez uma empresa através do aplicativo, e esse número tende a aumentar, pois 60% dos entrevistados afirma que começou a fazer apenas no último ano.
Vale a pena ressaltar, o alto índice de spam que as empresas vem promovendo no WhatsApp, e que aparentemente, em um primeiro momento parece ser um bom negócio, afinal o percentual de quem responde quando interessa, é grande, porém Spam é uma péssima prática em qualquer meio e cada vez mais deve incomodar o público no “zap” assim como “matou” o e-mail, talvez o caminho ideal para os empreendedores, seja neste momento investir em um atendimento ágil através desse meio de comunicação, que a cada dia se torna o preferido dos brasileiros.