27 out

Falando sobre fusca: conheça uma lição de posicionamento e marketing

Quando o assunto é fusca, garantimos que alguém da sua família tem ou já teve um carro desses. Por isso mesmo a NP resolveu trazer uma história interessante que conta como a VW transformou um carro renegado em sucesso. Claro, ela investiu em marketing!

A montadora alemã lançou o fusca nos anos 30, período pós 1ª guerra. Ele nunca foi um carrão, mas era um carro acessível aos europeus, que se virava bem em qualquer terreno e fácil de guardar pois era pequeno, logo, vendeu bastante.

Em 1949 o Fusca desembarcou no mercado americano, ali com o nome de Beetle, e foi um desastre completo. Os americanos cultuavam carrões e acharam o fusca feio, pouco prático e principalmente pequeno. E foi nesta hora que o marketing fez a diferença…

A Volkswagen contratou então o publicitário William ‘’Bill” Bernbach, da agência DDB, e ele fez o inusitado, usou tudo que o carro tinha de desfavorável e criou uma campanha com o slogan “Think Small” (Pense Pequeno).

Bill criou campanhas minimalistas, em preto e branco, mostrando a simplicidade, economia e versatilidade do Fusca, um posicionamento ousado, e que deu certo. O Fusca ganhou o mercado americano, depois a América Latina e se tornou um fenômeno.

A lição que fica, é a de que o posicionamento adequado de sua marca no mercado faz toda a diferença, o marketing bem produzido é capaz de atingir o público alvo de maneira tão eficaz, que suas vendas se tornam apenas consequência. Invista em marketing!


www.nppublicidade.com.br (32) 3431-0207 (FIXO VIVO ZAP)