08 mar

Tutorial Lojas Premium – Produtos parte 1

Antes de começar a adicionar e editar produtos precisamos organizar a loja, se isto não for feito os produtos ficarão “perdidos no ar” e os clientes só poderão encontrá-los acessando a url diretamente.

A loja organiza os produtos separando em categorias, para adicionar ou editar uma categoria passe o mouse em “Meus Produtos” e clique em “Categorias“.

A tela para adicionar categorias possui duas colunas, na primeira o formulário adicionar a nova categoria, na segunda a listagem com todas as existentes (imagem abaixo).

Para adicionar basta inserir o nome e clicar em “Adicionar nova categoria“, caso esteja adicionando uma subcategoria, é preciso selecionar a Categoria mãe, se não basta deixar nenhum.

Para editar uma categoria basta passar o mouse sobre ela e as opções de edição (editar, excluir, ver e tornar padrão) aparecerão.

Uma outra forma de organizar o conteúdo e evitar produtos repetidos são variações, elas devem ser utilizadas para mudanças simples em um produto, por exemplo, um Tênis X possui numeração 37 e 38, ao invés de adicionar dois produtos, Tênis X nº 37 e Tênis X nº 38, adicionamos apenas um produto Tênis X e nele o cliente poderá escolher se quer nº 37 ou 38, desta forma a loja fica mais organizada e o cliente pode acessar o que precisa com mais praticidade, melhorando assim a conversão. Para adicionar ou editar uma variação passe o mouse em “Meus Produtos” e clique em “Variações“.

A tela de variações possui duas colunas, a primeira é o formulário para adicionar novas variações, na segunda aparece uma listagem com todas as variações existentes (imagem abaixo).

Para inserir uma nova variação basta digitar o nome e clicar em “Adicionar atributo“, seguindo o exemplo citado acima, aqui o nome poderia ser Nº.

Ainda na tela de variações podemos ver o campo “Termos” na coluna onde estão listadas as variações existentes, estes termos são as opções de variação que o usuário pode escolher, para adicionar novos termos basta clicar em “Configurar termos“.

A tela que abriu é semelhante a tela de variações e categorias, possui duas colunas, uma com o formulário para adicionar novos termos e a outra uma listagem com termos existentes, basta preencher o nome e clicar em “Adicionar novo(a) Variações de <aqui aparecerá o nome da variação>“.

OBS: Nenhum produto é obrigado a utilizar todos os termos das variações, por exemplo, a variação Tamanho tem configurado os termos 36, 37, 38 e 39, mas o produto Tênis X possui apenas as opções 37 e 38, quando o usuário for escolher o tamanho, aparecerá apenas 37 e 38 como opções, 36 e 39 não aparecerão no produto Tênis X.

Agora que já organizamos o conteúdo da loja podemos exibir para o usuário. As categorias depois de criadas aparecem apenas internamente ou por URL, para exibirmos para o usuário utilizamos o menu, para isto passe o mouse sobre “Meus Produtos” e clique em “Menu“.

Conforme a imagem abaixo há três pontos que devemos dar atenção, são eles:

  1. Menu ativo, dependendo de como a loja foi criada ela pode utilizar mais de um menu, ex: um menu de páginas no rodapé e o menu principal que fica no cabeçalho, para alternar entre os menus basta selecionar o menu desejado na cascata e clicar em “Selecionar“, aqui também é possível criar novos menus, mas esta opção é raramente utilizada.
  2. Itens que podem ser adicionados ao menu, é possível adicionar diferentes itens no menu, ex: páginas, links, categorias, etc… ao clicar no item desejado aparecerá as opções que podem ser adicionadas, basta marcar a caixinha em frente ao nome e clicar em “Adicionar ao menu“, por padrão ele aparecerá como ultima opção, você pode arrastar um item do menu para a posição que quiser.
  3. Posição dos itens do menu, observe os itens representados pelas setas 3, 4 e 5 na imagem abaixo, note que alguns estão mais para direita que outros, este posicionamento indica o level do item na hierarquia do menu, ou seja, os itens que estão mais para esquerda são de level mais alto, o que está totalmente à esquerda é o primeiro item do menu, no exemplo abaixo Selas, os itens Sela Americana e Sela Australiana, são filhos de Selas e só aparecem quando o cliente passa o mouse sobre Selas no menu, o item Sela Australiana Cavalgada e Passeio é filho de Sela Australiana, então, só aparecerá se o usuário passar o mouse sobre Sela Australiana, que por sua vez só aparece se o usuário passar o mouse em Selas.

OBS: Ao editar o menu não se esqueça de clicar em “Salvar menu” para guardar as edições.

Publicado em 08/03/2018